A imprensa como fonte para a história do ensino da gramática: a Revista de Instrucción Primaria (1849-1854)

Número

Arquivos adicionais

DOI

https://doi.org/10.25267/Tavira.2023.i28.1106

Informação

Camera Obscura: investigações de área
1106
Publicado: 08-12-2023
PlumX

Autores

Resumo

Este artigo aborda um dos aspectos mais negligenciados da Didática da Língua e da Literatura (DLL) enquanto disciplina, e especificamente o ensino de gramática: a investigação histórica. Ao mesmo tempo, defende-se a pertinência e a necessidade de utilizar a imprensa pedagógica como fonte primária para o estudo do processo de gestação, desenvolvimento e institucionalização do ensino das línguas como área de conhecimento em Espanha. Para o efeito, é feita uma breve análise de uma das primeiras publicações profissionais de ensino, a Revista de Instrucción Primaria (1849-1854). Em conclusão, confirma-se a importância da imprensa pedagógica como um corpus documental de indubitável valor para a investigação do campo profissional do ensino das línguas e gramática em Espanha

Palavras-chave


Downloads

Não há dados estatísticos.

Agências de fomento  

Esta pesquisa foi financiada pelo projeto de pesquisa La lengua y su enseñanza en la prensa española: de la ley Moyano al fin de la II República (1857-1939) (LinPePrensa II) Ref.: PID2021-126116NB-I00, financiado por MCIN/ AEI/10.13039/501100011033/ e "FEDER Una manera de hacer Europa" e pelo projeto de pesquisa Las lenguas y su enseñanza en la prensa hispánica (1857-1939). Aportaciones para una historia del contacto lingüístico (ContactPres), Ref.: CIAICO/202222/193, financiado pela Conselleria de Educación, Universidades y Empleo, Generalitat Valenciana.

Como Citar

García Folgado, M. J., & Garrido Vílchez, G. B. (2023). A imprensa como fonte para a história do ensino da gramática: a Revista de Instrucción Primaria (1849-1854) . Tavira. Revista Eletrônica De Formação De Professores Em Comunicação Lingüística E Literária, (28), 1106. https://doi.org/10.25267/Tavira.2023.i28.1106

Referências

Camps, A. (2000). Objecte, modalitats i àmbits de la recerca en Didàctica de la Llengua. En Camps, A., Ríos, I. y Cambra, M. (eds.). Recerca i formació en Didàctica de la Llengua (pp. 9-21). Graó.

Checa Godoy, A. (2002). Historia de la prensa pedagógica en España. Universidad de Sevilla.

Ezpeleta Aguilar, F. (2015-2016). La prensa pedagógica del XIX como fuente para historiar la didáctica de la lengua. Ianua. Revista Philologica Romanica, 15-16, 159-171.

Ezpeleta Aguilar, F. (2018). Leer y escribir en la escuela del XIX. Prensa pedagógica y Didáctica de la Lengua. Biblioteca Nueva.

García Folgado, M. J. (2012). Gramática y legislación educativa. En A. Zamora Aguilar (ed.). Reflexión lingüística y lengua en la España del XIX: marcos, panoramas y nuevas aportaciones (pp. 247-268). Lincom.

García Folgado, M. J. (2020). Creencias y actitudes sobre la lengua de enseñanza en la España del siglo XIX. En M. Rivas Zancarrón y V. Gaviño Rodríguez (eds.). Creencias y actitudes ante la lengua en España y América (siglos XVIII y XIX) (pp. 67-84). Iberoamericana.

García Folgado, M. J. (2022). La enseñanza de la gramática como práctica reflexiva: aproximación histórica Tejuelo, 35(2), 15-44. https://doi.org/10.17398/1988-8430.35.2.15

Garrido Vílchez, G. B. (2023a). Antonio Valcárcel, un gramático “de folletín”. Contextualización y análisis de las entregas gramaticales del ciclo temático (1858-1859). En V. Gaviño Rodríguez y M. Silvestre Llamas (eds.). De eruditos, maestros, polemistas y otras figuras en la prensa del XIX: Estudios sobre la lengua y su enseñanza (pp. 215-242). Síntesis.

Garrido Vílchez, G. B. (2023b). Vías de canalización de la enseñanza gramatical en el siglo XIX: el binomio prensa-lengua y el fenómeno de la “gramática por entregas”. Tejuelo, 37, 195-218. https://doi.org/10.17398/1988-8430.37.195

Garrido Vílchez, G. B. y García Folgado, M. J. (2022). Lengua y enseñanza en la prensa decimonónica. El debate en torno a los posesivos. Beiträge zur Geschichte der Sprachwissenschaft, 32(2), 233-267.

Gutiérrez Cuadrado, J. (1988). La lengua en los Anales de primera enseñanza. Descripción de un ejemplo de la ideología, ciencia y cohesión grupal de la prensa decimonónica. En Actas del II Simposio de Enseñanza e Historia de las Ciencias (pp. 143-172). SEHCYT.

Hernández Díaz, J. M. (2013). Prensa pedagógica y patrimonio histórico educativo en España: conceptualización y géneros textuales. En J. M. Hernández Díaz (ed. lit.), Prensa pedagógica y patrimonio histórico educativo: contribuciones desde la Europa mediterránea e Iberoamérica (pp.15-32). Universidad de Salamanca.

Hernández Ramos, P. (2017). Consideración teórica sobre la prensa como fuente historiográfica. Historia y comunicación social, 22(2), 465-477. https://doi.org/10.5209/HICS.57855.

López Valero, A. (1993). Posibles líneas de investigación en Didáctica de la Lengua y la Literatura. Lenguaje y Textos, 3, 11-17.

Mainer Baqué, J. (2009). La forja de un campo profesional: pedagogía y didáctica de las ciencias sociales en España (1900-1970). CSIC.

Mejías Alonso, A. y Arias Coello, A. (1998). La prensa del siglo XIX como medio de difusión de la literatura hispanoamericana. Revista General de Información y Documentación, 8(2), 241-257.

Montoro del Arco, E. T. (2019). Métodos y modelos de representación del análisis sintáctico en la gramática escolar española (siglos XIX y XX). En A. Zamorano Aguilar et. al. (eds.). Historiografía de la reflexión sintáctica: metaanálisis y estudios en torno al español (pp. 303-335). Lincom.

Puche Lorenzo, M. A. (2019). El periodismo del siglo XIX ante la lengua español. C. Marimón y M. I. Santamaría (eds.) Ideologías sobre la lengua y medios de comunicación escritos. El caso del español (pp. 115-130) Peter Lang.

Rabazas Romero, T. (2008). La política educativa y su repercusión en la pedagogía normalista de la segunda mitad del siglo XIX. En A. Tiana Ferrer (ed.). El libro escolar, reflejo de intenciones políticas e influencias pedagógicas (pp. 293-305). UNED.

Zamorano Aguilar, A. (2012). La Ideología, como marco lingüístico-filosófico, en la teoría gramatical de Joaquín de Avendaño (1812-1886). En V. Eilers e I. Zollna (eds.). La recepción de la ideología en la España del XIX (pp. 64-104). Nodus.