A imprensa como fonte para a história do ensino da gramática: a Revista de Instrucción Primaria (1849-1854)
Downloads
- PDF (Español (España)) 108
- EPUB (Español (España)) 15
- VISOR (Español (España))
- MÓVIL (Español (España))
Arquivos adicionais
DOI
https://doi.org/10.25267/Tavira.2023.i28.1106Informação
Resumo
Este artigo aborda um dos aspectos mais negligenciados da Didática da Língua e da Literatura (DLL) enquanto disciplina, e especificamente o ensino de gramática: a investigação histórica. Ao mesmo tempo, defende-se a pertinência e a necessidade de utilizar a imprensa pedagógica como fonte primária para o estudo do processo de gestação, desenvolvimento e institucionalização do ensino das línguas como área de conhecimento em Espanha. Para o efeito, é feita uma breve análise de uma das primeiras publicações profissionais de ensino, a Revista de Instrucción Primaria (1849-1854). Em conclusão, confirma-se a importância da imprensa pedagógica como um corpus documental de indubitável valor para a investigação do campo profissional do ensino das línguas e gramática em EspanhaPalavras-chave
Downloads
Agências de fomento
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 María José García Folgado, Gema Belén Garrido Vílchez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores que têm publicações com esta revista concordam com os seguintes termos:
- Eles manterão seus direitos autorais e concederão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença de Atribuição Creative Commons. Eles podem copiar, usar, divulgar, transmitir e exibir publicamente, desde que a autoria, url e revista sejam citadas, e não sejam usados para fins comerciais. Não são permitidas obras derivadas.
Você pode adotar outros acordos de licenciamento não exclusivos para a distribuição da versão publicada da obra (por exemplo, depositá-la em um arquivo telemático institucional ou publicá-la em um volume monográfico), desde que seja indicada a publicação inicial nesta revista.
Divulgue seu trabalho na Internet (por exemplo, em arquivos telemáticos institucionais ou em seu website), o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações do trabalho publicado. (Veja O Efeito Acesso Aberto)
Referências
Camps, A. (2000). Objecte, modalitats i àmbits de la recerca en Didàctica de la Llengua. En Camps, A., Ríos, I. y Cambra, M. (eds.). Recerca i formació en Didàctica de la Llengua (pp. 9-21). Graó.
Checa Godoy, A. (2002). Historia de la prensa pedagógica en España. Universidad de Sevilla.
Ezpeleta Aguilar, F. (2015-2016). La prensa pedagógica del XIX como fuente para historiar la didáctica de la lengua. Ianua. Revista Philologica Romanica, 15-16, 159-171.
Ezpeleta Aguilar, F. (2018). Leer y escribir en la escuela del XIX. Prensa pedagógica y Didáctica de la Lengua. Biblioteca Nueva.
García Folgado, M. J. (2012). Gramática y legislación educativa. En A. Zamora Aguilar (ed.). Reflexión lingüística y lengua en la España del XIX: marcos, panoramas y nuevas aportaciones (pp. 247-268). Lincom.
García Folgado, M. J. (2020). Creencias y actitudes sobre la lengua de enseñanza en la España del siglo XIX. En M. Rivas Zancarrón y V. Gaviño Rodríguez (eds.). Creencias y actitudes ante la lengua en España y América (siglos XVIII y XIX) (pp. 67-84). Iberoamericana.
García Folgado, M. J. (2022). La enseñanza de la gramática como práctica reflexiva: aproximación histórica Tejuelo, 35(2), 15-44. https://doi.org/10.17398/1988-8430.35.2.15
Garrido Vílchez, G. B. (2023a). Antonio Valcárcel, un gramático “de folletín”. Contextualización y análisis de las entregas gramaticales del ciclo temático (1858-1859). En V. Gaviño Rodríguez y M. Silvestre Llamas (eds.). De eruditos, maestros, polemistas y otras figuras en la prensa del XIX: Estudios sobre la lengua y su enseñanza (pp. 215-242). Síntesis.
Garrido Vílchez, G. B. (2023b). Vías de canalización de la enseñanza gramatical en el siglo XIX: el binomio prensa-lengua y el fenómeno de la “gramática por entregas”. Tejuelo, 37, 195-218. https://doi.org/10.17398/1988-8430.37.195
Garrido Vílchez, G. B. y García Folgado, M. J. (2022). Lengua y enseñanza en la prensa decimonónica. El debate en torno a los posesivos. Beiträge zur Geschichte der Sprachwissenschaft, 32(2), 233-267.
Gutiérrez Cuadrado, J. (1988). La lengua en los Anales de primera enseñanza. Descripción de un ejemplo de la ideología, ciencia y cohesión grupal de la prensa decimonónica. En Actas del II Simposio de Enseñanza e Historia de las Ciencias (pp. 143-172). SEHCYT.
Hernández Díaz, J. M. (2013). Prensa pedagógica y patrimonio histórico educativo en España: conceptualización y géneros textuales. En J. M. Hernández Díaz (ed. lit.), Prensa pedagógica y patrimonio histórico educativo: contribuciones desde la Europa mediterránea e Iberoamérica (pp.15-32). Universidad de Salamanca.
Hernández Ramos, P. (2017). Consideración teórica sobre la prensa como fuente historiográfica. Historia y comunicación social, 22(2), 465-477. https://doi.org/10.5209/HICS.57855.
López Valero, A. (1993). Posibles líneas de investigación en Didáctica de la Lengua y la Literatura. Lenguaje y Textos, 3, 11-17.
Mainer Baqué, J. (2009). La forja de un campo profesional: pedagogía y didáctica de las ciencias sociales en España (1900-1970). CSIC.
Mejías Alonso, A. y Arias Coello, A. (1998). La prensa del siglo XIX como medio de difusión de la literatura hispanoamericana. Revista General de Información y Documentación, 8(2), 241-257.
Montoro del Arco, E. T. (2019). Métodos y modelos de representación del análisis sintáctico en la gramática escolar española (siglos XIX y XX). En A. Zamorano Aguilar et. al. (eds.). Historiografía de la reflexión sintáctica: metaanálisis y estudios en torno al español (pp. 303-335). Lincom.
Puche Lorenzo, M. A. (2019). El periodismo del siglo XIX ante la lengua español. C. Marimón y M. I. Santamaría (eds.) Ideologías sobre la lengua y medios de comunicación escritos. El caso del español (pp. 115-130) Peter Lang.
Rabazas Romero, T. (2008). La política educativa y su repercusión en la pedagogía normalista de la segunda mitad del siglo XIX. En A. Tiana Ferrer (ed.). El libro escolar, reflejo de intenciones políticas e influencias pedagógicas (pp. 293-305). UNED.
Zamorano Aguilar, A. (2012). La Ideología, como marco lingüístico-filosófico, en la teoría gramatical de Joaquín de Avendaño (1812-1886). En V. Eilers e I. Zollna (eds.). La recepción de la ideología en la España del XIX (pp. 64-104). Nodus.