Influência do acompanhamento familiar no desempenho acadêmico na área de língua e literatura

Número

DOI

https://doi.org/10.25267/Tavira.2023.i28.1202

Informação

Salão de exposições: experiências, propostas didáticas e pesquisas em contextos
1202
Publicado: 23-07-2023
PlumX

Autores

Resumo

Esta investigação visa descrever o impacto do acompanhamento parental no desempenho académico dos alunos do 7º ano na área da Língua e Literatura na Unidade Educacional Gonzalo Rubio, Província de Santo Domingo, Equador. A amostra recolhida neste estudo foi de 63 estudantes que responderam aos testes de diagnóstico e ao teste APGAR da família. A abordagem desta investigação é quantitativa, de tipo correlacional com um desenho não-experimental-transversal. O software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 2.5 foi utilizado para análise de dados. Os resultados mostraram que 55 % dos estudantes tinham uma interacção familiar média e 23 % tinham uma interacção familiar baixa. Da mesma forma, sobre o envolvimento familiar, foram obtidos resultados semelhantes com 22 estudantes a um nível baixo para 34,9 %, enquanto 36,5 % atingiram um nível médio. Por outro lado, os dados obtidos no teste de diagnóstico mostram que 38 % apresentam problemas graves no seu desempenho académico. Foi encontrada uma correlação positiva elevada de 0,79 entre o apoio familiar e o desempenho académico.

Palavras-chave


Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Vargas Vélez, V. K. (2023). Influência do acompanhamento familiar no desempenho acadêmico na área de língua e literatura. Tavira. Revista Eletrônica De Formação De Professores Em Comunicação Lingüística E Literária, (28), 1202. https://doi.org/10.25267/Tavira.2023.i28.1202

Referências

Arciniegas, M., Puentes, A. y Trujillo, E. (2018). Ausencia parental, función familiar y rendimiento académico. Revista Latinoamericana de Educación, 9(2), 4-36. https://bit.ly/3h6supT.

Constitución de la República del Ecuador. (2008). Registro Oficial 449 de 20 de octubre de 2008. https://bit.ly/3xKDy3p.

Costales, Y. (2012). La desintegración familiar y su influencia en el rendimiento académico en los estudiantes del octavo, noveno y décimo año del colegio Anti Raymi. [Tesis de grado]. Universidad Politécnica Salesiana. https://bit.ly/3p7g05F.

García, A. (2018). Estilos de aprendizaje y rendimiento académico. Revista Boletín Redipe, 7(7), 218-228. https://bit.ly/3LSqdeO.

Grasso, P. (2020). Rendimiento académico: un recorrido conceptual que aproxima a una definición unificada para el ámbito superior. Revista de Educación, 11(20), 87-102. https://bit.ly/38hlQfF.

Lastre, K., López, L., y Alcázar, C. (2018). Relación entre apoyo familiar y el rendimiento académico en estudiantes colombianos de educación primaria. Psicogente, 21(39), 102-115. https://doi.org/10.17081/psico.21.39.2825.

León, B. y Silió, G. (2010). La familia. papel que desempeña en la educación de sus hijos/as. Revista International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 327-333. https://bit.ly/3l0FX4h.

MINEDUC. (2016). Currículo de los niveles de educación obligatoria. https://n9.cl/mnlj. (30/11/2021).

Programa para la Evaluación Internacional de Alumnos (PISA). (2018). Resultados de las áreas lectura, ciencias y matemática. https://bit.ly/3JGxoG9. (12/03/2022).

Suárez, M. A., y Alcalá, M. (2014). APGAR familiar: una herramienta para detectar disfunción familiar. Revista médica la Paz, 20(1), 53-57. https://bit.ly/3QnuRF6.

Suárez, P. y Vélez, M. (2018). El papel de la familia en el desarrollo social del niño: una mirada desde la afectividad, la comunicación familiar y estilos de educación parental. Revista Psicoespacios, 12(20), 173-198.

https://doi.org/10.25057/issn.2145-2776.

UNICEF. (2021). Los niños no pueden seguir sin ir a la escuela, afirma UNICEF. https://uni.cf/3QnNEjw. (15/06/2022).

UNIR. (2021). ¿Cuál es la importancia de la familia en la educación? https://n9.cl/8o0e4. (01/06/2023).

Universidad Internacional de La Rioja. (2021). ¿Por qué es tan importante saber gestionar la convivencia en el aula?

https://bit.ly/3d5k3cf. (30/11/2021).

Yunga, T. (2016). Análisis de las situaciones que causan el bajo rendimiento académico en la asignatura de Lengua y Literatura. [Tesis de grado]. Universidad Politécnica Salesiana, Ecuador. https://bit.ly/3sUBAeS.

Zazu, N. (2013). Causas de la desintegración familiar y sus consecuencias en el rendimiento escolar y conducta de las alumnas de segundo año de la Institución Educativa Nuestra Señora de Fátima. [Tesis de posgrado]. Universidad de Piura, Perú. https://bit.ly/3FXuHOM.