Wonder woman: la romantización y sexualidad de un ícono feminista a través del audiovisual
DOI
https://doi.org/10.25267/Hachetetepe.2019.v1.i18.3Informação
Resumo
La superheroína Wonder Woman nace como icono feminista en la década de los años cuarenta del siglo pasado. Su difusión, primero a través del cómic y posteriormente del cine, ha sufrido diferentes adaptaciones, algunas con tintes patriarcales. La representación cinematográfica de la princesa amazona como protagonista se caracteriza por la hipersexualización y la romantización del personaje. Este artículo pretende revisar y analizar si el amor romántico y la sexualización son recursos que se repiten en todas sus representaciones y comprender si estos desvían el discurso feminista de esta superheroína.
Downloads
Como Citar
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores que publicaram com esta revista, aceitam os seguintes termos:
1. Manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito à primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeita à Licença de Atribuição Creative Commons. Podem ser copiados, utilizados, divulgados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que a autoria, url e revista sejam citados, e não sejam utilizados para fins comerciais. Nenhuma obra derivada é permitida.
2. Podem adotar outros contratos de licença não exclusiva para a distribuição da versão publicada da obra (por exemplo, depositá-la em arquivo telemático institucional ou publicá-la em volume monográfico), desde que seja indicada a publicação inicial nesta revista.
3. Divulgue seu trabalho pela Internet (por exemplo, em arquivos telemáticos institucionais ou em seu site) uma vez que o manuscrito seja aceito, o que pode levar a trocas interessantes e ao aumento das citações do trabalho publicado. (Veja O efeito do acesso aberto).
Hachetetepé. A revista científica de educação e comunicação não cobra taxa pela submissão de manuscritos ou pela publicação de seus artigos.
Referências
Averett, P. (2009). The Search for Wonder Woman. An Autoethnography of Feminist Identity. Affilia: Journal of Women and Social Work, 24(4), pp. 360- 368.
Beteta Martín, Yolanda (2009). Las heroínas regresan a Ítaca. La construcción de las identidades femeninas a través de la subversión de los mitos. Investigaciones
Feministas. Vol 0, pp. 163-182.
Bourdieu, P. (2000). La dominación masculina. Barcelona: Anagrama.
Butler, J. (2007). El género en disputa. El feminismo y la subversión de la identidad. Barcelona: Paidós.
Butler, J. (2002). Cuerpos que importan. Sobre los límites materiales y discursivos del “sexo”. Barcelona: Paidós.
De Beauvoir, S. (2005). El segundo sexo. Madrid: Cátedra.
Foucault, M. (2006). La historia de la sexualidad 1: la voluntad de saber. Buenos Aires: Siglo XXI.
Galán Fajardo, E. (2007). La imagen social de la mujer en las series de ficción. Cáceres: Universidad de Extremadura.
Guerra López, S. (2006). La violencia de género en la antigüedad. Mito y violencia sexuada en la Metamorfosis de Ovidio (pp. 175-182). Madrid: Instituto de la Mujer.
Herrera Gómez, C. (2016). La creación sociocultural del amor romántico. Madrid: Fundamentos.
Jordana Marín, M. et al (2010). El imaginario de la ambigüedad. Monstruos femeninos en el mundo antiguo. Estrat Critic 5. Vol. 3, pp. 198-205.
Lepore, J. (2015). The secret history of Wonder Woman. Nueva York: Vintage Books.
Lipovetsky, G. (2013). La tercera mujer. Barcelona: Anagrama.
Mainon, D.; James, U. (2008). Amazonas. Guerreras en la pantalla. Madrid: Imágica.
Mayor Ferrándiz, Teresa Mª (2012). Monstruos femeninos en la mitología griega. Revista de Claseshistoria. Art, nº 287, pp. 1-44.
McCausland, E. (2017). Wonder Woman. El feminismo como superpoder. Madrid: Errata Naturae.
Menéndez Menéndez, Mª I. (2006). El zapato de Cenicienta. El cuento de hadas del discurso mediático. Oviedo: Trabe.
Mulvey, L. (1988). Placer visual y cine narrativo. Valencia: Universitat de València.
Lienas, G. (2013). El diario violeta de Carlota. Barcelona: Planeta.
Sanjúan Iglesias, E. Mª (2004). Amazonas en el S. XX: Wonder Woman actualización de un mito. Minius XII, pp. 25-40.
Zurián Hernández, Fr. A.; Herrero Jiménez, B. (2014). Los estudios de género y la teoría fílmica feminista como marco teórico y metodológico para la investigación en cultura audiovisual. Área Abierta, Vol. 14(3).